segunda-feira, 9 de maio de 2011

Dia Mundial do Meio Ambiente - Pesquisa

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 05 de junho, foi estabelecido em 1972 pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas – ONU, para marcar a abertura da Conferência sobre Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, capital da Suécia. Outra decisão foi à criação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), responsável por incentivar a capacidade de agir internacional e nacional para a proteção do meio ambiente no contexto do desenvolvimento sustentável.

Celebrado anualmente desde então no dia 5 de Junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente cataliza a atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental.

Os principais objetivos das comemorações são:

1. Mostrar o lado humano das questões ambientais;

2. Capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável;

3. Promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais;

4. Advogar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem um futuro mais seguro e mais próspero.


Índia é nomeada sede do Dia Mundial do Meio Ambiente 2011


O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) anunciou hoje que a Índia, uma das economias que mais investe em crescimento verde, será, pela primeira vez, a anfitriã do Dia Mundial do Meio Ambiente - WED, no dia 5 de junho de 2011.

O tema deste ano, "Florestas: a Natureza a seu Serviço", ressalta a conexão intrínseca entre qualidade de vida e saúde dos ecossistemas florestais, e abrange, também, o Ano Internacional das Florestas da ONU.

Sobre a escolha da Índia como o país-sede do Dia Mundial do Meio Ambiente 2011, Achim Steiner, Sub-Secretário Geral da ONU e Diretor Executivo do PNUMA, explica: "Em aproximadamente 40 anos de história do WED, as cidades e comunidades da Índia encontraram-se entre as mais proativas, com um número incalculável de eventos a cada ano em todo o país ".

A comemoração do dia 5 de junho na Índia faz parte dos milhares de eventos que acontecerão ao redor do mundo. O WED 2011 irá enfatizar a maneira que as ações individuais podem ter um impacto exponencial, com uma variedade de atividades que vão desde o plantio de árvores a mutirões de limpeza e campanhas verdes nacionais.
 
Sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente (WED):

A ONU declarou 2011 o Ano Internacional das Florestas. O Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano reforçará essa preocupação global por meio do slogan oficial - Florestas: a Natureza a seu Serviço.

As florestas cobrem cercar de 1/3 da área terrestre do planeta e cerca de 1,6 bilhão de pessoas dependem delas para a sua subsistência. No entanto, o desmatamento tem crescido de forma progressiva e em um ritmo alarmante. A cada ano, 13 milhões de hectares de floresta - área equivalente ao tamanho de Portugal - são destruídos.

Atualmente, estudos comprovam que a conservação e a expansão das florestas são uma grande oportunidade de negócios. Um investimento de US$ 30 bilhões no combate ao desmatamento e degradação podem gerar um retorno de cerca de US$2,5 trilhões em novos produtos e serviços. Os investimentos direcionados à silvicultura podem gerar até 10 milhões de novos empregos em todo o mundo.

Muitos líderes vislumbram o potencial de energias renováveis e bens baseado na natureza, mas para que a transformação aconteça, as florestas precisam se tornar uma prioridade política universal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário